5 principais desafios do mercado de óticas no Brasil

22/5/2025 | Sem categoria

O mercado ótico no Brasil é um setor promissor, mas enfrenta desafios significativos que exigem inovação, planejamento estratégico e suporte especializado para garantir o sucesso dos empreendedores da área.

Ao se tornar um licenciado das Óticas Ultrafarma, os desafios são os mesmos de qualquer outro empreendedor ou dono de ótica independente, porém é muito mais fácil superá-los em virtude de sermos uma rede de óticas, pertencente a um grande grupo renomado de negócios, o Grupo Ultrafarma.

A iniciativa das Óticas Ultrafarma é proporcionar óculos e lentes de qualidade com preços acessíveis, seguindo a filosofia da marca matriz. A ótica nasceu com a missão de transformar o acesso à saúde ocular no Brasil, com um modelo de negócio que combina produtos de alta qualidade, preços competitivos e um atendimento diferenciado.

Atualmente, as Óticas Ultrafarma contam com mais de 40 unidades, com um modelo de negócio atrativo por se apoiar na força da marca e na estrutura já consolidada de seu Grupo. Além disso, os licenciados contam com suporte completo, o que ajuda a superar os tais desafios.

Então, veremos a seguir, os 5 principais desses desafios e como as Óticas Ultrafarma ajuda seus licenciados a superá-los.

1. Burocracia

A venda de produtos óticos envolve uma série de regulamentações, incluindo normas da Anvisa e do Conselho Brasileiro de Ótica e Optometria. Para novos empreendedores, navegar por essas exigências pode ser complexo e demorado.

Para quem já é dono de uma ótica independente também, e é por isso que ao se tornar licenciado das Óticas Ultrafarma, podem ter soluções como suporte completo nas áreas jurídica e regulatória, ajudando os licenciados a cumprirem todas as exigências legais e operacionais, minimizando riscos e agilizando processos.

2. Fornecimento de produtos e logística

Manter um estoque equilibrado e garantir o fornecimento contínuo de produtos com qualidade e preços competitivos são desafios constantes para os empresários do setor ótico. Claro que é possível alcançar esse equilíbrio, porém os custos são altos.

Como licenciado das Óticas Ultrafarma, possuímos parcerias com fornecedores estratégicos e por isso, conseguimos realizar negociações em grande escala, garantindo preços mais baixos, prazos de entrega eficientes e produtos de alta qualidade.

3. Capacitação no atendimento ao cliente

Oferecer um atendimento especializado e de qualidade é fundamental para conquistar e fidelizar clientes. No entanto, muitas óticas encontram dificuldades em treinar suas equipes para garantir um serviço diferenciado, sobretudo para empreendedores que estão iniciando neste mercado.

A rede das Óticas Ultrafarma disponibiliza treinamentos contínuos para os licenciados e suas equipes, com foco em técnicas de vendas, atendimento ao cliente e conhecimento técnico sobre produtos óticos. Só assim é possível atender os clientes levando conhecimento para que se sintam seguros de que estão consumindo produtos de qualidade.

4. Concorrência acirrada

Com um grande número de óticas espalhadas pelo país, a concorrência no setor ótico é intensa. Diferenciar-se no mercado exige estratégias de marketing bem definidas, um mix de produtos de qualidade e diversificados, bem como preços competitivos.

As Óticas Ultrafarma oferecem uma marca forte e consolidada, além de campanhas de marketing estruturadas e um portfólio variado de produtos, incluindo óculos de grau, óculos solares, lentes de contato e acessórios, garantindo um diferencial competitivo para os licenciados venderem mais, saindo na frente da concorrência.

5. Mudanças no comportamento do consumidor

Os consumidores estão cada vez mais exigentes, buscando produtos que aliam qualidade, design e preços acessíveis. Além disso, buscam experiências de compra fluidas, integrando loja física e canais digitais, fatores que impactam o setor com o crescimento na procura por compras online também de produtos óticos.

Nesse sentido, com as Óticas Ultrafarma, uma marca que investe em estratégias omnichannel, permite que seus licenciados atuem tanto no ambiente físico quanto no digital, aumentando o alcance e as oportunidades de venda.

O conceito de phygital (físico + digital) já se tornou necessário para as marcas, e para aquelas que já estão investindo nisso, conseguem agregar valor oferecendo conveniência aos consumidores.

O mercado ótico no Brasil apresenta desafios que podem dificultar o sucesso dos empreendedores. No entanto, com o suporte e a expertise das Óticas Ultrafarma, os licenciados encontram soluções eficazes para superar esses obstáculos e alcançar bons resultados no setor.

Com uma marca consolidada, estrutura de suporte completa e foco em inovação, nosso modelo de negócio se destaca como uma excelente opção para quem deseja investir no segmento ótico brasileiro com segurança e rentabilidade.

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